www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 1173884 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

Trilhos de Gondramaz (Serra da Lousã)                                                     Data: 19-10-2014


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 972

   

 
 


"O Caminho do Xisto do Gondramaz liga a aldeia ao Parque de Merendas da Chapinha, podendo ser realizado nos dois sentidos.
Este percurso possui um sector junto ao leito da Ribeira de Espinho que se encontra condicionado nos meses de Inverno e em dias de muita precipitação. Um acesso à aldeia do Galhardo, permite sair ou entrar no percurso a meio, evitando o troço condicionado para quem desce do Gondramaz. Partimos do final da rua principal do Gondramaz, pelo caminho que desce a encosta e, passado pouco tempo, encontramos a derivação que nos permite visitar o Penedo dos Corvos, ponto onde podemos desfrutar de uma espectacular vista sobre o vale. O perigo de queda obriga a ter muito cuidado na aproximação a este ponto. De volta ao percurso principal continuamos a descer entre os castanheiros que constituíam o antigo souto da aldeia. Após passarmos pela saída sinalizada para o Galhardo, o caminho continua a descida até encontrar a Ribeira do Espinho junto a uma azenha e a uma refrescante cascata. A partir deste ponto quase todo o percurso vai junto ao leito da ribeira, cruzando-a nalguns pontos. O percurso abandona as margens da ribeira junto à Fábrica Cimeira, seguindo daí por estrada de terra batida até ao Parque de Merendas da Chapinha. Percorrer este trilho é uma viagem no tempo, ao recordar o trajecto feito diariamente pelos moleiros que por ele acediam às várias azenhas que se encontram por aqui. A frondosa vegetação que envolve quase todo o caminho e a ribeira, com algumas cascatas, fazem deste percurso uma agradável experiência nos dias mais quentes.”

GONDRAMAZ
“Perto do cimo da montanha, na encosta oeste da Serra da Lousã, ergue-se do solo a aldeia do Gondramaz, que se deixa vislumbrar por entre a vegetação como que pairando entre as nuvens. Um aglomerado de casas de pedra sobressai no verde da paisagem. Pertencente ao concelho de Miranda do Corvo, Gondramaz é uma das aldeias abrangidas pela Rede das Aldeias do Xisto, tendo beneficiado nos últimos anos de cuidadosas obras de requalificação, que fizeram dela um dos melhores exemplos de preservação o património. Aldeia de ruas estreitas e casas de pedra onde o frio ar da serra é aquecido pela simpatia dos habitantes, viu as suas ruas ganharem nova beleza e encanto… Graças à intervenção o aglomerado construído ganhou coesão, as casas rejuvenesceram e a aldeia abre-se em locais estratégicos para a beleza da serra que a envolve com o seu manto verde. As suas origens, a par de muitas outras aldeias que povoam estas encostas, remontam à Idade Média, sendo a sua formação associada à fuga das populações a um regime feudal cruel. A aldeia surge agora como um espaço de excelência, ilustrativo da cultura local e da ligação à serra."

Fonte: www.aldeiasdoxisto.pt

O percurso circular realizado pelo nosso Grupo, teve início no parque de Merendas da Chapinha, seguindo depois a ribeira do espinho, passagem pelo penedo dos Corvos e  Aldeia do Gondramaz. Continuámos em direcção à antiga Aldeia do Cadaval Cimeiro, uma aldeia caída ao abandono, e que já não é habitada desde 1960. Felizmente, esta antiga aldeia conta com uma proposta de recuperação prevista para os próximos anos.
A partir da Aldeia do Cadaval Cimeiro, o percurso desenvolve-se por estradão florestal até ao ponto de partida.
 

Coordenadas GPS N40 04.675  W8 17.613 (Inicio do Percurso / Parque de Merendas)


Contactos Úteis:

Bombeiros de Miranda do Corvo
: 239 532 194

GNR de Miranda do Corvo
: 239 532 147

Centro de Saúde de Miranda do Corvo
: 239 532 420

Posto de Turismo
: 239 530 316

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © 100atalhos.com | Webmaster: Luís Veloso ::..
Optimizado para ser visto numa resolução de 1024x768.