www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 1173882 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 PR3 - Trilho da Serra do Ralo (Celorico da Beira)                                      Data: 11-01-2015


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 515

   

 
 


A Pequena Rota PR3CLB ”Trilho da Serra do Ralo“ começa e acaba na subestação do Parque Eólico da Serra do Ralo, no Lugar de São Cornélio, freguesia de Vide-Entre-Vinhas. Está inserida no Parque Natural da Serra da Estrela e Sitio Serra da Estrela no âmbito da Rede Natura 2000.

O parque eólico situa-se no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda. Apresenta uma produção anual equivalente ao consumo da electricidade conjunta dos concelhos de Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Gouveia, que reúnem, aproximadamente, 40.000 habitantes.

O Trilho da Serra do Ralo foi criado com o objectivo de melhorar o conhecimento dos pedestrianistas sobre a energia eólica. Na partida, painéis pedagógicos explicam o funcionamento do parque eólico, desde a formação do vento até à sua utilização para gerar electricidade.

Ao longo dos seus 11,1 km, o Trilho da Serra do Ralo oferece-nos uma vista sobre o Vale de Azares, associado à lenda que conta a história de um fidalgo que habitava num castelo. Um dia, o seu filho morreu, a cavalo, fazendo com que a sua mulher enlouquecesse de dor e a filha se precipitasse de uma janela. O fidalgo abandonou o castelo e mandou-o arrasar, passando o local a ser chamado de Vale de Azares.
O Vale de Azares oferece uma bela paisagem, com marcas de uma intensa actividade agrícola nos seus vastos campos verdes, e vestígios de velhos castanheiros, o que dá uma aura de encanto ao local. A capela de Nossa Senhora dos Azares e os terrenos cultivados com vários rebanhos de ovelhas, embelezam ainda mais este vale e transmitem o espírito rural da região. O cantar de um pequeno riacho anima o passeio, por caminhos rodeados de giestas e urze, alecrim e rosmaninho, silvas e junco, características desta paisagem serrana. Algumas casas de pedra completam a bela paisagem que o Trilho da Serra do Ralo oferece.

Se caminhar cautelosamente, poderá aperceber-se de algumas das muitas espécies características da zona, como a toupeira, o ouriço-caixeiro, o tagarote (pequeno falcão), o torcicolo (uma ave que gira o pescoço, daí o seu nome) ou o melro-d´água.
Nas proximidades, poderá descobrir também os principais símbolos da região, como os Castelos de Celorico da Beira e de Linhares da Beira, bem como a Torre do Relógio.

Fonte: cm-celoricodabeira.pt

Coordenadas GPS:
N40 35.656   W7 23.437 (Inicio do Percurso)


Contactos Úteis:

B.V. Celorico da Beira
: 271 742 777 / 271 742 423

G.N.R. Celorico da Beira
: 271 749 020

Centro de Saúde
: 271 747 010

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © 100atalhos.com | Webmaster: Luís Veloso ::..
Optimizado para ser visto numa resolução de 1024x768.