www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 1173882 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 PR3 - Na Vereda do Pastor (Vale de Cambra)                                           Data: 31-01-2016


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 328

   

 
 


O percurso pedestre “Na Vereda do Pastor” inicia-se na aldeia do Côvo, a mais alta do Concelho de Vale de Cambra, localizada na encosta Sul da Serra da Freita, a 930 m de altitude.

Inicia-se o percurso no fundo do lugar, seguindo em direcção a Agualva por um caminho estreito encaixado entre as últimas casas. Este trajecto começa a alargar-se em direcção a Sudeste, primeiro descendo e depois subindo suavemente. Chegado ao cabeço começa-se a descer até ao poste de alta tensão, tomando de seguida um carreiro antigo que leva a um caminho florestal frondoso e ao Rio das Estacas. Aqui irá atravessar-se um interessante pontão de pedra após o que se toma um agradável caminho lajeado que leva até ao lugar de Agualva. Era por este caminho que a população chegava à Serra, muito especialmente ao Côvo, para levar as “vacas ao boi”, tradição que caiu quase em desuso.

 Por este caminho lajeado poder-se á tomar um carreiro que conduz a uma belíssima cascata escondida no meio da vegetação e à confluência de um pequeno ribeiro.

Retomando o caminho lajeado, a fonte e o lavadouro público dão as boas vindas à entrada em Agualva. Neste local toma-se o caminho à direita e depois outro à esquerda, descendo. Na continuação desta descida encontrar-se-á um caminho que, rumando a Oeste, se dirige para o lugar da Lomba. Era o caminho da escola e da missa. Neste lugar é de visita obrigatória o núcleo de espigueiros e a Capela da Nossa Senhora dos Milagres. Poder-se-á visitar as Porqueiras, uma aldeia remota localizada no fundo da margem do Rio das Estacas.

Retomando o núcleo principal sobe-se até à escola primaria, envereda-se por um caminho do lado esquerdo entre muros, que sobe suavemente para a Serra e onde podemos ver as pedras gastas pelos cascos das cabras e das ovelhas. Atravessa-se assim, uma Vereda de Pastores.

O percurso pedestre abandona o caminho mais largo e toma um carreiro que sobe a encosta fora depois dos muros que ladeiam a Vereda. Este carreiro vem juntar-se a outro, numa portela, que também sobe a Lomba, aberto propositadamente à mão para que as crianças do Côvo não tivessem que atravessar a Ribeira, situação que no Inverno podia tornar-se ainda mais perigosa.

O carreiro estreito continua a sua subida de olhos postos no Côvo, em lugar cimeiro à espera dos caminhantes. Atingindo o caminho novo, opta-se pela esquerda e atinge-se a estrada de asfalto que liga à aldeia, a cerca de duzentos metros.

No final do caminho pode-se fazer um exercício mental e imaginar como seria o regresso a casa das crianças do Côvo, depois de um dia de Escola na Lomba a mercê da chuva e muito frio, por vezes neve, e os característicos nevoeiros da Freita. Tudo isto à pouco mais de trinta anos.

Fonte: C.M. Vale de Cambra
 

NOTAS: Sinalização do percurso com falhas, necessitando de uma manutenção Urgente!

Coordenadas GPS: N40 50.790  W8 15.586 (Inicio do Percurso)
 

Contactos Úteis:

Câmara Municipal Vale Cambra
: 256 420 510

Centro de Saúde
: 256 423 664

Posto da GNR
: 256 420 760

Bombeiros Voluntários
: 256 423 616

Junta de Freguesia de Arões
: 256 403 217

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © 100atalhos.com | Webmaster: Luís Veloso ::..
Optimizado para ser visto numa resolução de 1024x768.